Tecno Treco – Coisas de informática


O essencial do Firefox 3.5

Posted in Internet por mvcirino em 02/11/2009
Tags: ,

Para mim, o Firefox é de longe o melhor navegador que existe. Não adianta o pessoal do Opera falar que ele é mais rápido, mais compatível e ter por padrão o que o Firefox traz como extensão. A turma do Internet Explorer então, nem me fale. O browser da Microsoft não é mais rápido, nem mais seguro e pior: não é multiplataforma.

O Firefox é um navegador livre, multiplataforma, rápido, seguro e cheio de extensões que podem ser incorporadas, aumentando as funcionalidades do navegador como nenhum outro.

O Firefox, depois de instalado, merece alguns complementos para ficar tão completo como nenhum outro. Vejas as possibilidades:

  • XMarks – sincronização dos Favoritos. Imagine que você usa o Firefox em casa com uma lista de favoritos, mas também utiliza o Firefox no trabalho com outra lista de favoritos e em seu notebook, uma terceira. Com esta extensão você pode manter os favoritos nos 3 computadores sincronizados entre si, sem a preocupação de ficar fazendo backup numa eventual necessidade de formatar o computador. Nunca mais perca seus favoritos!!!
  • DownThemAll – o melhor gerenciador de downloads que conheci e totalmente integrado ao Firefox. A medida que você vai utilizando o gerenciador, ele guarda o local onde foram baixados os seus últimos 05 downloads. Mas pode ser configurado para mais ou menos. Isto facilita demais a organização dos arquivos em seu HD – se você gosta de ter uma pasta para cada tipo de aplicativo, como eu.
  • Twitbin – fantástica. Mantém uma janela lateral integrada ao Firefox, onde, além de poder acompanhar os posts de quem você segue, lhe permite postar, fazer retweet, enviar mensagens diretas e responder aos tweets dos seguidores. Muito bom para quem gosta muito de Twitter.
  • Long URL Please – este complemento é muito útil para quem usa muito o Twitter direto da página oficial, pois ele transforma as urls curtas nas urls originais. Acho que o grande perigo para quem usa Windows é clicar numa destas urls curtas do Twitter e acabar executando um vírus ou um malware. Com este complemento você tem acesso à URL completa, podendo avaliar se é seguro ou não clicar nela. Pena que não funciona em conjunto com o Twitbin.
  • Vero – este é um verificador ortográfico em Português que já contempla o novo acordo ortográfico. É o único complemento que você não vai ter que instalar pela página do projeto Vero, que faz parte do BrOffice. Mas é muito fácil de instalar. Clique neste link e deixe o Firefox fazer o restante. Tudo que você escrever no seu Firefox será verificado automaticamente. As palavras que não estiverem no dicionário,  ficarão com um sublinhado em vermelho, facilitando a correção do texto. ao clicar com o botão direito do mouse sobre a palavra, uma lista de sugestões irá aparecer.

Existem dezenas de outros complementos, basta procurar.

Para adicionar um complemento novo, vá até o menu FerramentasComplementos, clique no botão adicionar e na caixa de pesquisa digite aquilo que você quer. Experimente digitar YouTube, ou E-Mail. Repare que na parte de baixo da tela existe a opção Exibir Todos os Resultados e ao clicar neste link você será direcionado à página com todos os complementos sobre aquele assunto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: